Clique aqui para recomendar esta página a Amigos!

Google
 
Internet Nesta Página
PSTU PSOL

O século XXI começa no ano 2001

 

            Ninguém mais deveria perder tempo em repisar o óbvio. Que a história começa no ano 1 e não no ano 0 e, por isso, temos uma pequena discrepância na virada dos séculos.

            Como se não bastasse, o Brasil comemorará 500 anos no último ano do século XX e do terceiro milênio, por ter sido descoberto no último ano do século XV, o ano 1500. Estamos no século XX desde 1901, ninguém o questiona mais. Mas que estaremos no século XX até o ano 2000 inclusive é coisa que vai sendo desprezada sistematicamente.

            A grande imprensa já faz reportagens de fundo sobre "a virada do milênio no ano 2000" ou mesmo informa que estamos "a menos de 350 dias para o próximo milênio".

            Festa é festa, tudo bem. Podemos perfeitamente fazer uma tremenda festa no ano 2000, outra em 2001 e ponto final, sem problemas. O chato será administrar duas "viradas de milênio" em sucessão, uma para o povão, mal-orientado pela imprensa e outra para intelectuais e pessoas de espírito fino. Talvez aqui esteja a solução. Antecipar as comemorações para o ano 2000, que só a maioria conta, e depois "correr atrás do prejuízo". Prejuízo inclusive de vagas nas universidades que o vestibular jamais deixará barato o fato de o século "virar" um ano depois do que aparenta.

Assim, em caindo em provas, convém ao vestibulando responder que o ano 1000 está no século X, que 1500 está no século XV, que 1900 está no século XIX e que 2000 está ainda no século XX. Bom, daqui a mais um ou dois séculos ninguém mais estará comentando o "bug do milênio" a meu ver muito mais severo em seu aspecto humano do que em seu aspecto maquínico...

O Estadão e a Folha dedicaram grandes reportagens sobre este assunto no 1º dia do ano, ambos enfatizando o que aqui explano. O Estadão em reportagem de capa e até gentilmente respondendo a missiva minha. A Folha através de caderno especial sobre a virada do século a acontecer, claro, em 2001.

 

Lázaro Chaves

 

 

Ajude a manter esta página ativa! - Clique aqui e veja como fazer

Compare Produtos, Lojas e Preços

 

Sociologia, Filosofia, Psicologia, Ensaios Críticos

Temas para o Vestibular Comentário Semanal Livros na íntegra para download gratuito
   
Obras Brasileiras e Portuguesas Filosofia, Sociologia e Psicologia Trabalhos que a fé inspira
     
História do Brasil     Obras de Valor Universal Trabalhos Maçônicos
   
Arquivo de Artigos Semanais Assédio Moral no Trabalho Trabalhos Rosacruzes 
     

© Copyleft LCC Publicações Eletrônicas - Todo o conteúdo desta página pode ser distribuído exclusivamente para fins não comerciais desde que  mantida a citação do Autor e  da fonte. Contato

 

[ Assine o livro de visitas! ] - [ Veja quem já assinou]

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Nazismo nunca mais!

Entre em contato conosco. Clique aqui

Valid HTML 4.0!

 

Voltar ao início - Cultura Brasileira